Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri
Parvordem: Passerida
Família: Parulidae
 Wetmore, Friedmann, Lincoln, Miller, Peters, van Rossem, Van Tyne & Zimmer, 1947
Espécie: M. flaveola

Nome Científico

Myiothlypis flaveola
Baird, 1865

Nome em Inglês

Flavescent Warbler


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Canário-do-mato

O canário-do-mato é uma ave passeriforme da família Parulidae. Também conhecido como pula-pula, pula-pula-amarelo.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) muia = mosca; e thlupis = pequeno pássaro não identificado. Em ornitologia thlipis significa rouxinol ou tentilhao; e do (latim) flaveolus, flavus amarelado, amarelo, da cor do ouro. ⇒ Pequeno pássaro amarelado.

Características

Canta muito alto, lembrando um Canario Belga, origem para um dos nomes comuns. O outro refere-se ao fato de quase não ficar parado. Responde a uma boa imitação de seu canto ou à gravação do mesmo. Aproxima-se para procurar a fonte emissora e chega a poucos centímetros, se a pessoa não se movimentar. É característico seu hábito de cantar com a cauda entreaberta e movimentá-la lateralmente para o lado inverso de onde está a cabeça. O amarelo intenso da plumagem (outra razão para o nome canário-do-mato e origem do nome da espécie – flaveolus = amarelado) chama a atenção, ainda mais com o contraste do oliváceo das costas. A listra superciliar amarela também é grande auxiliar na identificação, junto com as longas pernas amareladas ou alaranjadas. Bico negro, continuando-se com uma estreita listra escura que passa pelos olhos.

ESPÉCIE SEM DIMORFISMO SEXUAL

Subespécies

Possui duas subespécies reconhecidas:

(IOC World Bird List 2017; Aves Brasil CBRO 2015).

Alimentação

Muito ativa, vive aos casais procurando invertebrados entre as folhas caídas ou nas galhadas baixas. Segue as formigas de correição, capturando os invertebrados fugindo das pequenas predadoras. Se alimenta de frutas também, onde registramos o mesmo se alimentando de mamão ( Obs: Gustavo Muniz ).

Reprodução

Canta o ano inteiro, mas com maior frequência entre os meses de julho a dezembro, época de reprodução.

Hábitos

Ave comum na parte baixa e chão das matas ciliares, matas secas e cerradões. Aparece nos bandos mistos próximos ao solo, parecendo ser algo ocasional, ao contrário de muitas espécies de aves.

Distribuição Geográfica

Referências

Consulta bibliográfica sobre as subespécies:

Galeria de Fotos